quinta-feira, junho 12

 
O design
A sociedade de produção em série e de consumo generalizado traz vários problemas. Por exemplo... E, com a ajuda do livro, levantámos alguns.
Mas fiz questão de começar por recuperar alguma informação que eles já devem ter.
- Se são problemas novos, isso quer dizer que antes desta sociedade havia outra. E vocês já sabem como era, porque já o estudaram, pelo menos em História. Vamos lá caracterizá-la.
É importante estabelecer articulações com outras disciplinas. É importante que os alunos se habituem a mobilizar conhecimentos adquiridos - também noutras disciplinas - para terem um papel activo na procura e organização do conhecimento. É mesmo muito importante que eles experimentem a utilidade dos conhecimentos (anteriores) no próprio processo de construção e organização do conhecimento. É muito bom que eles se sintam capazes de resolver problemas intelectuais com conhecimentos que só aprenderam na escola.
E lá construímos em conjunto uma caracterização da sociedade pré-industrial em confronto com a sociedade industrial: produção artesanal / produção em série, rural / urbana, etc.
Depois, sobre isso, tratou-se de descobrir, com o apoio do livro, que problemas é que isso traz no campo da estética.
Na segunda parte da aula, apresentei alguns objectos de design. Objectos de produção em série, mas onde o aspecto estético estava casado com a melhor funcionalidade. Um clip, de certo modo símbolo máximo do design, uma garrafa tradicional e um de elevado design, que analisámos em conjunto, etc. Mas fiz também questão de lhes apresentar um cocho e uma base para incenso, para poderem constatar que há ali de certo modo o mesmo que no objecto de design técnico: são objectos dotados de beleza e mesmo elegância, perfeitamente adaptados à sua função pois nada se lhes pode tirar sem prejuízo... A grande diferença é que o design é baseado num método de investigação sistemática que deve levar a um resultado qualificado.
Gostaram.
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