quinta-feira, junho 12

 
A música
Era a última aula com condições de ser aula. Dediquei-a à música. Por isso entraram ao som de música.
Começámos por uns momentos de música clássica, a 5ª sinfonia de Beethoven, depois saltámos para uma peça de música erudita contemporânea, para fazermos um contraponto. De seguida, visitámos várias peças de música coral, que eu queria terminar com um trecho cantado pelo Orfeão de Abrantes, para lhes chamar a atenção para o facto de que também por cá há vários grupos a produzir música.
Fizemos depois uma viagem pela música religiosa. A música exprime algo que vem de dentro. A actividade religiosa e os valores religiosos são a outra parte do programa que não demos, porque escolhemos, em alternativa, a actividade estética e os valores estéticos. Vamos ver como diferentes culturas exprimem a sua religiosidade cantando. E ouvimos pequenos trechos de música religiosa tibetana, gregoriana e ortodoxa russa, entre outras.
Para terminar, fizemos um pequeno “concurso”: de que cultura, de que povo são as canções que vamos ouvir? Índios americanos, gregos, peruanos, tuaregues, e outros passaram pela nossa sala sob forma musical. O que dissemos em conclusão foi apenas o reforço do que tinha ficado evidente na actividade.
Comments:
Óptima ideia, a da música. A falta da cultura musical no nosso país é uma pena. Ainda bem que há alguém que oferece aos alunos uns bons trechos de música boa, para ensinar a ouvir, a apreciar, a encantar-se com a boa música.
Bom trabalho !
Luísa Couto Soares
luisacoutosoares.com
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?