quinta-feira, junho 12

 
“A invenção do Amor”
Última aula. Que havemos de fazer que tenha sentido? Apesar dos pedidos, poucos, serem de “deixe-nos ir embora” ou, mais neste caso, de “deixe-nos sair mais cedo”.
- Vou ler-vos um poema. Um poema de amor. Por acaso é sobre o amor entre um homem e uma mulher. Mas podia ser – e aqui significa – qualquer forma de amor, porque qualquer forma de amor é uma forma do mais fundamental Amor à Vida. E não há nada mais importante. Será, portanto, uma homenagem a todos os que amam a Vida, portanto também a vocês na medida em que amam a Vida. E é, é claro, um desafio e um convite ao Amor à Vida em todas as suas formas.
Depois, expliquei que é um poema onde se torna nítida a sociedade portuguesa do tempo da ditadura, com todos os seus constrangimentos. Lembrei-lhes o caso recente da Birmânia, onde a ditadura impediu o acesso do socorro humanitário para que a ordem política não fosse contagiada. Referi que o poema era um pouco longo para o que estamos habituados, mas que valia a pena. Disse, inclusivamente que é um poema tão bonito que esteve na origem do nome que pusemos ao meu filho, Daniel Filipe.
E li. O melhor que pude.
Percebia-se que estavam a gostar.
Depois, despedimo-nos com um voto verdadeiro de Boas Férias.
Nalguns casos, foi um Até Sempre, pois vão mudar de escola para efeitos de mudança de curso.
Comments:
É bom ser professor quando se recebe tão pouco feedback ?
 
Pena que não tenha tido a paciência de colocar o poema aqui. Assim só entendemos o seu lado da história :(
Pastora
 
Foi uma surpresa enorme quando vi que tinha aqui um blogue, apenas não sei se ainda estará em funcionamento mas espero que sim, também tenho alguns blogues por isso compreendo a necessidade de escrever e de receber comentários construtivos. Estou também a pensar em entrevista-lo para âmbito do curso de Comunicação Social na Escola Superior de Tecnologias de Abrantes.

Tive o grande prazer de ser seu aluno há uns anos em Filosofia.

João António Tavares
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?