quinta-feira, junho 12

 
A ficha
Creio que até ao último momento houve a expectativa de que não haveria ficha. E iam nesse sentido algumas intervenções de última hora. Eu reconheço aos alunos o direito de tentarem levar a água ao seu moinho. Mas, na hora, a ficha foi distribuída para resolução. E era sobre a matéria da aula que tinha ficado em falta. Sem comentários ou reclamações.
No final, depois de recolher as respostas, disse:
- Sei que há quem queira reclamar, sempre disse que não são obrigados a concordar comigo, quem tiver alguma coisa a dizer é agora o momento de fazê-lo.
E houve quem o fizesse. É bom que os alunos possam apresentar os seus pontos de vista, as suas reclamações. Por vezes, a decisão final pode ter em consideração os seus pontos de vista, noutras ocasiões, como esta, nem pensar. Mas isso não impede que possam expressá-las. Terminei com uma palavra de respeito por quem pensa diferente e passámos a diante.
Mais tarde, mais que um aluno me agradeceram pela lição que lhes tinha dado: que têm de caminhar para o que querem e precisam, dito na minha linguagem.
Este episódio, no entanto, roubou meia aula. Numa ponta final, vai haver prejuízos que não são evitáveis. Resta-me minimizá-los.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?