quinta-feira, maio 22

 
A obra, o artista - 2
Depois de uma pequena pausa, a meio da aula, transitámos do livro para o mundo. Digo do livro, porque diz-me a experiência que os alunos lêem o livro e não o mundo através do livro. Por isso, fiz questão de dar clara notícia de que é do mundo que falamos. E mesmo do nosso mundo do pé da porta.
Peguei num livro que é uma antologia de poetas populares de Abrantes e li-lhes o primeiro poema, por sinal sobre a liberdade, de que tanto temos falado aqui. E disse-lhes que eu próprio, com outra pessoa, era um dos antologiadores: - Digo-o não para falar de mim, mas para dizer que se ninguém fizer o trabalho de salvaguarda desta arte popular, ela desaparece sem deixar rasto. E o mesmo acontece com muita outra arte, que é preciso preservar e divulgar, para que chegue até nós.
Depois, mostrei-lhes um livro sobre arquitectura popular nesta zona de Abrantes. E disse que era outro trabalho que alguém tinha feito, Rui Serrano, também sobre uma arte que é popular mas nem por isso deixa de ser arte, nomeadamente arquitectura. E comentei ao de leve algumas imagens de pormenor.
De seguida, apresentei-lhes uma revista, inovadora, publicada pela Delegação da Ordem dos Arquitectos em Abrantes.
E passámos para a pintura. Mostrei-lhes um livro sobre Mário Cordeiro, de que a Câmara organizou uma exposição retrospectiva. O livro salva a memória do que fez em artes plásticas, mas falta ainda salvar a sua poderosa escrita, que não foi ainda publicada, salvo alguns textos creio que já esgotados. Tinha, é claro, a intenção de lhes passar a ideia de que há “tarefas” que precisam de ser feitas, e algumas com urgência.
Finalmente, sim, finalmente, falei-lhes de Maria Lucília Moita,
“uma artista que mora aqui na rua”
sobretudo como pintora e desenhadora,
mas também com obra escrita.
Li-lhes um poema e pedi-lhes que escrevessem um fragmento de outro. E apresentei-lhes a obra que a Câmara editou, com um estudo especializado, sobre a sua obra visual.
Para terminarmos com uma notícia. A próxima aula será a visita ao atelier da artista e um encontro com Maria Lucília Moita.Tratem de ler o que vimos hoje e vejam o que podemos perguntar à senhora. Não vamos para lá como turistas.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?