quinta-feira, maio 22

 
A obra, o artista - 1
O título, no livro, é
“A criação artística e a obra de arte”
e é o momento oportuno, penso eu, para olhar para perto de nós.
Comecei por perguntar “o que é um artista?” e pedir uma resposta com os elementos de que já dispomos. “Artista é aquele que produz uma obra de arte.”
Houve quem dissesse, na sequência das aulas anteriores, que também aquele que aprecia uma obra de arte é um artista. Sim. E, com a noção de “obra aberta”, de U. Eco, e os conceitos de ambiguidade e conotação, afirmei que a obra de arte é sempre incompleta e que aquele que com ela faz uma experiência estética sempre a completa no acto de interpretação.
Depois, começámos a ler e a sublinhar e, após dois parágrafos, pedi a resposta à mesma pergunta, “o que é um artista?”, mas agora utilizando os elementos fornecidos pelo manual. Para alguns foi muito difícil, mas acabámos por chegar lá: artista é a pessoa que produz um objecto, portanto artificial, com a intencionalidade de esse objecto proporcionar uma experiência estética.
Com esta definição eu pretendia, por um lado, ajudá-los a perceber alguns mecanismos do trabalho intelectual, por outro acentuar a intencionalidade incarnada no próprio objecto, ou seja, que o objecto visa um outro.
E continuámos a trabalhar pelo livro.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?