sexta-feira, abril 4

 
Recomeçar
«A felicidade é saber o que se quer e querê-lo apaixonadamente.» Félicien Marceau
Foi com esta frase escrita no quadro que iniciámos o novo período.
Depois, fiz nova distribuição dos alunos pela sala. Os que tiveram menos bons resultados ficaram à frente e os que tiveram melhores resultados foram lá para trás.
Como seria de prever e é sintomático, alguns dos que ficaram à frente reclamaram por terem ficado à frente e alguns dos que foram lá para trás reclamaram por irem lá para trás.
E expliquei.
- Isto é sinal de que a guerra vai começar. Não a guerra contra vocês, mas contra aquilo que vos impediu de terem resultado positivo. E quero saber se estou sozinho ou bem acompanhado nesta guerra. Porque não quero lutar sozinho.
De seguida, ditei-lhes uma lista dos conceitos que estudámos no trimestre passado. E distribuí os primeiros pelos alunos que tiveram menos bons resultados.
- Para a próxima aula vão explicá-los aos colegas. Estes são os conceitos que devem saber explicar e definir e que devem ser capazes de utilizar nos vossos textos. Vamos a isso.
E fomos ler e comentar uma lição de resumo da matéria dada. Foi ainda oportunidade para esclarecer alguns dos conceitos e para insistir com os que estavam mais perto de mim.
Agora é um pouco mais fácil conter o desejo de responder dos que têm melhores resultados – estão mais longe; mas não é mais fácil fazer falar os que estão mais perto.
Além disso, foi manifesta a dificuldade em fazer progredir a compreensão de alunos que não são capazes de acompanhar com atenção aquilo que se está a fazer. Dá a impressão que têm de fazer esforço para conseguirem não ouvir o que estamos a dizer.
No final, distribuí tarefas para os lá de trás: eles vão explicar aos colegas os dois pontos da matéria seguinte.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?