sexta-feira, abril 4

 
Nas Fontes
Quinta-feira, 18h30. Nas Fontes, eu era o convidado para falar para / com os pais das crianças dos jardins de infância e do primeiro ciclo de Fontes, Carvalhal e Souto. E as educadoras e professoras, é claro.
Éramos aí umas 40 pessoas. O tema era eterno: como ajudar o meu filho a ter sucesso na escola. Eterno, apesar de nem sempre ter havido escola, mas no sentido de que sempre os pais quiseram o sucesso dos filhos.
Primeiro, passou uma montagem audiovisual produzida por uma das professoras. Muito oportuna, centrava as pessoas no tema.
Depois, conversámos durante uma hora. De forma aberta e animada. Eram oito horas quando demos a sessão por terminada. Creio que saímos todos satisfeitos. Eu gostei muito de encontrar, mais uma vez e sempre, os pais com os mesmos problemas e os mesmos objectivos.
No final deram-me três prendas: um quadro pintado pelos alunos do Jardim de Infância e da escola do primeiro ciclo de Fontes, outro pelos alunos da escola do primeiro ciclo do Souto e uma flor-de-abrir, em papel, dos alunos do Jardim de Infância e da escola do primeiro ciclo do Carvalhal.
Regressei satisfeito. O maior presente foi mesmo ter participado deste esforço que ali estão a fazer pais e professores de construir hoje os homens e mulheres de amanhã. Os outros presentes ficam como memória deste fim de tarde.
Mas regressei também com outras memórias. De quando fui membro da Comissão Instaladora da então recentemente criada Freguesia das Fontes. Ou das vezes que ali fui, de noite, ao curso de alfabetização que ali ajudei a criar já há quase 25 anos. Ou dos tempos em que eu fui professor de algumas das pessoas presentes: mães, uma professora e uma funcionária. Já estou velho. Felizmente.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?