sábado, abril 19

 
Na Chainça
Sexta à noite. Sessão com os pais dos alunos da escola da Chainça.
Correu bem, como de costume. Mas não consegui que houvesse uma participação activa dos pais na conversa. Só mais para o final é que melhorou, e por isso mesmo, para dar algum espaço de participação, talvez tenha acabado um pouco tarde.
Além disso, quando peguei numa das intervenções não terei entendido bem, ou fui mal entendido eu naquilo que quis dizer. Talvez isso tenha contribuído para alguma retracção.
Mas é sempre bom participar nestas sessões. Por um lado, porque elas são importantes, não pelas novidades ou revelações que se façam, mas porque se recordam algumas coisas que todos sabemos mas de que podemos andar distraídos, e porque sempre cada um se dá conta de que os outros pais têm “os mesmos” problemas. Por outro lado, eu sempre aprendo com as intervenções das pessoas. Há sempre um ou outro aspecto que é realçado e a que eu não tinha dado boa atenção.
Para terminar, a escola ofereceu-me um excelente “compêndio de psicologia na primeira pessoa”, que foi como eu o caracterizei: um grosso volume com desenhos das crianças a ilustrarem frases suas que davam continuidade ao mote “Fico feliz quando os meus pais...” Uma maravilha!
(Também o Conselho Executivo do Agrupamento D. Miguel de Almeida, que organizou estas sessões, me entregou um “diploma” de memória do que fizemos. Que agradeço. Mas peço desculpa de dar mais valor aos “segredos” que as crianças me revelaram.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?