domingo, março 16

 
"O Homem é um ser práxico!"
Nunca tinha ouvido falar nesta frase, até.... entrar para a sala 46 da ESDMF em Abrantes, onde o professor Jana, no-la explicou !
Um ser práxico? Um ser práxico? O que é isso de o homem ser um ser práxico? Eram estas as perguntas que nos ocorriam na altura e desatávamos a fazê-las ao professor.
Nunca tínhamos ouvido isto, ou então se já a tivéssemos ouvido, não nos lembrávamos.
Ainda me lembro claramente de quando pela primeira vez me dei conta exactamente do que era um ser práxico. Ainda me lembro bem de que estava a meio de um teste, e lá o professor tinha colocado uma pergunta que dizia "O Homem é um ser práxico! O que quer dizer esta afirmação?"
Lembro-me bem de que fiquei mesmo à toa com isto, ou não tinha estado com atenção na aula ou tinha faltado, acho mesmo que foi a primeira hipótese... fiquei tão chateada porque pensei logo que iria ter uma má nota devido a não saber a resposta a essa pergunta. Sei que foi uma atitude, sei lá, estranha, mas sei e lembro-me bem do quanto custou.
O teste continuou, e fi-lo, deixando apenas aquela pergunta em branco. Comecei a fazer as outras para ver se me lembrava então daquela resposta, mas a resposta não me ocorreu. Então decidi mesmoescrever qualquer coisa que para mim parecia fazer mais sentido, pois eu sabia que mais valia tentar do que não fazer nada. Como dizemos sempre, "Quem não arrisca, não petisca!". Naquele caso, eu arrisquei mas não petisquei, pois aquilo que escrevi estava mal.
Muita gente errou aquilo, lembro-me vagamente disso e também me lembro de que na aula a seguir o professor pediu essa resposta numa folha à parte. Eu não me lembrava mesmo, não fui ver à Internet, no livro não encontrei nada. Estava completamente "lixada". Mas foi aí que ouvi um colega meu a dizer o que pensava que era, pois ele é repetente, e de certeza que sabia explicar-se nessa questão melhor que eu. Lembro-me exactamente da resposta dele, pois eu pedi para ele repetir, e escrevi-a logo numa folha. "O Homem é um ser práxico.. O Homem faz-se por si próprio!", esta, sim, foi a resposta exacta dele. Fazia sentido.
Noutras aulas o professor voltou a explicar-nos isso, e a partir dai percebi melhor aquela expressão, que nas aulas é muito mas mesmo muito usada pelo professor."O Homem é um ser práxico!". Com as aulas, com o passar do tempo fiquei a entender isso melhor, e agora sim, posso explicá-la, da forma que eu a vejo, da forma como sei o que ela é.
Esta afirmação que muitas vezes é dita pelo professor nas aulas, e também em muitas matérias do livro, acaba por estar sempre presente, e de certo modo, é uma afirmação completamente certa, pois o homem faz-se por si próprio, isto é: Quando nascemos, nascemos sem saber fazer nada, apenas chorar e dar pontapés, visto que é das únicas coisas que fazemos mais e exactamente bem... Os dias vão passando e crescemos... Muitas das pessoas que nos são próximas, mais velhas, tentam-nos ensinar muitas coisas, mas nem tudo o que nos ensinam é principal... Os professores, os pais, os tios, os vizinhos, muitas pessoas nos dizem e nos vão ensinando coisas, diversas coisas, mas essas tais pessoas, não são elas que agem por nós, não são elas que usam a nossa cabeça, enfim, não são elas que fazem a nossa vida andar. O ser humano, o homem terá de agir para saber o que para ele é melhor e pior, porque o que pode ser bom para o João, pode não ser bom para nós. Logo o homem tem de agir, tem de tentar, e arriscar.
O homem passa a maior parte da vida a tentar, todos os dias toma decisões. Todos os dias se faz... passa por diversos processos, passa por diversas características, passa por diversas aventuras, cansaços, problemas. O homem durante toda a sua vida toma decisões, todos os dias aprende, pela positiva ou negativa... E sim, a expressão que aqui estamos a abordar é verdadeira. O homem é um ser práxico, faz-se por si próprio, todos os dias... a toda a hora !
Patrícia Matos, 10ºD
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?