domingo, março 16

 
Liberdade
Tenho 15 anos! Já me senti presa, já me senti triste, já me senti distante, já me senti feliz, já me senti livre. E então ?Sou livre? Posso fazer tudo o que eu quero? Tenho a liberdade que quero? Tenho-a? Então e a responsabilidade? Caminha ao meu lado!?Quando falamos em liberdade, em especial os adolescentes, pensamos logo: "Sou livre... Tenho liberdade... logo posso fazer tudo o que eu quero!". Mas como bem sabemos, não é bem assim. Existem certos condicionalismos.Todos sabemos que desde o 25 de Abril de 1974, em Portugal instaurou-se a liberdade.
Mas, e então? É devido a isto que podemos fazer tudo o que desejamos e queremos!? É claro que a resposta é “não”, sem quaisquer dúvidas! A liberdade existe, mas como disse antes, ela traz diversos condicionalismos ao seu lado.
Eu lembro-me bem de muitos episódios da minha infância, da minha adolescência, do meu crescimento.Lembro-me tão bem de todas as vezes em que queria ter a liberdade completa e não a podia ter! Lembro-me de tantas vezes que queria ter tudo o que desejava, sem pensar em nada, nos seus condicionalismos, na responsabilidade.
Lembro-me, exactamente, de todas as vezes em que ia com os meus pais a qualquer sítio e queria trazer tudo para casa, não me importando, na altura, se eles tinham posses ou não, e também me lembro de quando queria ir com as minhas primas ou amigas a qualquer sítio e eles não me deixavam !
Hoje quando me lembro disso, sinceramente não consigo perceber... mas também o que há para perceber ? Acho que não, nada! Afinal, somos adolescentes, estamos a crescer! Fazemo-lo, aprendendo todos os dias!
Sei que, quando somos crianças, o que mais queremos na vida é ser livres, poder ir para as discotecas, bares, de que tanto os adultos falam, queremos crescer, crescer, o mais rápido possível.
Mas a liberdade não é apenas sair, apenas escrever, apenas podermos sair à rua e argumentar, dar a nossa opinião.
É isto, mas também algo mais. Pois qualquer coisa que façamos, temos de incluir nela estes tais condicionantes e também a liberdade, pois se saíssemos à rua com uma "raiva" imensa de alguém, e nos apetecesse matar essa pessoa, não o podíamos fazer assim. Somos livres, sim. E então? Matar está incluído na nossa liberdade? Claro que não. Quem mata por matar não é responsável, então logo não pode estar associado à liberdade.
Se assim fosse, saíamos à rua e nunca estávamos descansados, pois há sempre alguém que não vai com a nossa cara, não gosta de nós. Então isto quer dizer que não estaríamos protegidos, podíamos ser atacados a qualquer altura. Logo não existiria a liberdade !
Por isto tudo, os condicionalismo, a responsabilidade, têm de estar sempre associados à liberdade, porque sem estes, a liberdade não é possível, não é certa, não é correcta.
Patrícia Matos, 10ºD
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?