domingo, março 16

 
Liberdade
Outra mudança, em mim devido ao meu professor, à Filosofia e também ao desenvolvimento do meu pensamento, foi os pensamentos sobre a Liberdade… Anteriormente a isto, não tinha dúvidas de que cada pessoa fazia o que queria, porque cada pessoa tem as suas próprias escolhas (não tinha pensado sequer nos chamados condicionantes)… Agora a minha opinião relativamente a isso está mudada… É impossível o ser humano fazer tudo o que quer.
Em primeiro lugar, o ser humano tem competências para querer, mas por vezes não tem competências para fazer devido às “condicionantes”… Por exemplo, um velhinho que quase não se consegue levantar da cama, pode querer fazer o pino, mas é muito provável que não o consiga fazer, devido às condicionantes da seu estado como ser humano que lhe condicionaram muitas capacidades que antes certamente possuía. Por isto, também agora sei que nem tudo o que quero posso fazer.
Mas há outras que quero e que conseguirei, certamente, alcançar com esforço e com responsabilidade, porque também a responsabilidade, como os valores, são condicionantes à Liberdade, estão interligados com a ela. Para eu agir de determinada maneira, terei que ter em atenção se o resultado dessa minha acção irá prejudicar outro ser humano ou a natureza… Para isso existe a responsabilidade… e os valores, que me condicionam também nas minhas opções, na minha liberdade de escolha, porque se eu quero ir pelo caminho “A” é porque esse caminho terá a ver mais com os meus valores do que optar pelo caminho “B”. Logo posso afirmar que as minhas escolhas estão sempre condicionadas pelos outros e pela minha sociedade.
Há um tempo atrás sei que era impossível escrever este texto, porque não tinha filosofia nem o professor Jana, logo aí está uma condicionante, à escrita deste texto. Assim percebemos que cada dia que passa aprendemos uma nova coisa, ontem não sabia, hoje já sei, mas amanhã ainda irei saber mais, e no outro dia também, até ao fim...
”Só sei que nada sei” Sócrates, filósofo grego.
Vânia Raimundo, 10ºC
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?