domingo, março 16

 
Etnocentrismo
Desde que o stor Jana me explicou o que era «etnocentrismo», que eu percebi que vivia num mundo estranho. Há 15 anos que vivo nele e nunca tinha tomado realmente consciência. Estou a falar nas pessoas racistas, xenófobas… Sim, decerto tem a ver com aquilo que o Stor Jana explicou também nas suas aulas (que somos muito influenciáveis pela nossa sociedade, desde pequenos). Isso leva-me a pensar que até à adolescência não somos muito “racionais”, porque até essa altura não “pensamos”, por nós. Mas por falar nisto, lembro-me que quando era mais nova acreditava muito no que me diziam (os miúdos são mesmo ingénuos)! Mas o facto é que consegui distinguir sempre o bem do mal, nunca me deixei levar pelos preconceitos… Sempre me ensinaram que o mundo era diferente e que ninguém era igual, por isso cada ser humano tinha que respeitar cada ser humano e ser respeitado também. No entanto, sei que há culturas que não aceitam outras (denomina-se de etnocentrismo). Não posso criticar essas culturas porque nunca “convivi” com elas, mas o facto é que não concordo… mas respeito! Não concordo porque agora sei que a partir da adolescência é que começamos a pensar. No entanto, sei que existem pessoas que já passaram essa fase e não pensam por si próprias… Se calhar é por nunca tiveram filosofia (sim, porque a filosofia faz-nos ver o que realmente é, e não o que faz de conta ser)! Outro facto notável na sociedade são aqueles que acham ser “superiores”, por isso interiorizam estes preconceitos que dão origem a catástrofes na vida dos seres humanos… Alguns seres humanos “começaram a pensar por si” e conseguiram [fazer] evoluir o mundo para melhor, no entanto ainda há aquelas que insistem em ficar na “pré-história”. Se o mundo fosse formado de seres humanos civilizados, seria bem melhor. Às vezes vejo coisas que, infelizmente, passaram e passam na minha vida e, sinceramente, não percebo o que leva pessoas a agirem de maneiras menos boas, só porque convivem com pessoas de uma cor diferente, maneira de vestir diferente, uma língua diferente da sua ou mesmo por terem culturas e hábitos diferentes. O ser humano tem o de dever de respeitar e o direito de ser respeitado, mas essa ideologia, na prática, não é cumprida por muitos. Gostaria que o meu mundo mudasse para melhor, para um mundo mais justo e unido.
Vânia Raimundo, 10ºC
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?