domingo, março 16

 
Cultura - Valores
Todos nós crescemos num determinado sítio, numa dada cultura, e isso faz com que a adoptemos e respeitemos.
Eu, Patrícia, nasci em Portugal, mais precisamente em Abrantes. Aí, os meus pais fizeram-me crescer, ajudaram-me a crescer, e eu hoje agradeço-lhes por isso.
Era, sim, o dever deles, mas existem certos pais que trazem os filhos ao mundo e depois não se preocupam mais, a isso chamemos de pais "irresponsáveis".Os meus não são assim, tive sorte. Eles ensinaram-me tanta coisa, assim fizeram-me o que sou, como sou! Tenho valores e, sim, tenho-os bem definidos !
Valores e cultura. Estes não se podem separar, isto é, os valores nasceram da cultura, e para mim, viver aqui em Portugal, sem ter os meus valores, quer positivos, quer negativos, não faria sentido. Se me perguntassem:
- Patrícia, quais os teus valores ? Eu iria ficar mesmo à toa, pois quem não tem valores, não tem mais nada. Os valores são a base de toda a cultura.
Sem valores, existir uma cultura era mesmo a dimensão de não existir, isto é, sem valores não poderá existir cultura.
Muitas pessoas, que ainda estão no começo desta "barca", possivelmente não sabem bem definir isto de valor, mas com o tempo vão-se adaptando, como nós nos adaptamos a estudar Filosofia, como nós aprendemos a interpretar Filosofia, estas pessoas também se vão adaptando aos valores, a perceber os valores.
Eu sei bem o que é isto de se adaptar, porque no início, e como disse antes, não sabia mesmo nada disto. Andava ali à toa, tentando perceber, até que comecei a adaptar-me e a partir dai a perceber melhor tudo isto. Com o tempo, foi o tempo... Só o tempo o dirá!
Hoje tenho mais ideia do que é isto tudo de valores. E sim, já sei responder a determinadas perguntas como:
- O que são valores ?- São importantes ?- E indispensáveis, são?
Eu, claramente, já sei bem, ou pelo menos, melhor do que no princípio responder a isto.
Os valores, para mim, e tenho a certeza que para toda a sociedade, são importantes. Sei que sem os valores nem tudo seria assim. Existiram relações muito diferentes.
Gosto imenso, e orgulho-me mesmo, de ter os meus próprios valores, pois eles são tão importantes para mim, e também influenciam as minhas atitudes.
Sem ter valores poderia tomar quaisquer decisões que me pudessem prejudicar, não só a mim, mas também às pessoas que me rodeiam. Os valores... Com os valores, as coisas não são assim, tomamos decisões, mas antes disso, pensamos e reflectimos sobre o que é melhor. Podemos dizer, repensar e voltar a dizer: os valores, sem dúvida, são mesmo importantes!
Mas também estes valores podem levar a determinadas coisas e atitudes por parte das pessoas de cada cultura, como aquelas pessoas que inferiorizam as outras culturas e vêem só a sua no topo do mundo, o etnocentrismo, que pode levar ao racismo ou xenofobia, atitudes não muito positivas para a sociedade. E ao contrário do etnocentrismo está o relativismo cultural, este que respeita as outras culturas, os valores destas, e que ao contrário do etnocentrismo, não põe a sua no topo de tudo.
Apesar disto, os valores são muito importantes para todo o mundo, eles fazem parte de todo o nosso dia a dia. Cada pessoa tem os seus valores, cumprindo-os e respeitando-os !
Podemos então, a partir daqui dizer que os valores são muito importantes para qualquer cultura, são essenciais. Sem valores tudo era muito diferente !
VALORES. Todos têm os seus valores, e sem eles, a cultura não era possível existir.
Patrícia Matos, 10ºD
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?