domingo, março 2

 
Como foi?
De imediato ficam excertos da avaliação pelos alunos. Primeiro, sobre como fizeram; depois, como avaliam a experiência.
São fragmentos, sem sequência entre si. Vão anónimos, por todas as razões, mais a de que não pedi autorização para publicá-los.
Apenas a pontuação e alguns erros foram corrigidos.
A palavra aos alunos.

«Reunimo-nos várias vezes para discutirmos e decidir o tema do trabalho. Demorou até termos um tema, pois as ideias eram muito diferentes.»

«Começámos por decidir sobre que tema iria ser o nosso trabalho. Decidimos que o que seria mais interessante para nós e para as pessoas que nos iriam ver era a liberdade, nomeadamente as condicionantes físico-biológicas. Juntámo-nos em casa da J. e decidimos como explicar esta matéria de uma forma simples: fazer um prédio com um homem a saltar de um andar elevado.
Começámos por cortar a caixa........
Durante o trabalho ouvimos muita música e comemos o Chocapic todo à J. (ela é uma boa anfitriã).»

«Foi uma experiência única. Começou na aula de filosofia, onde eu não tinha estado presente, no início do segundo período. os meus colegas contaram-me por alto com uma excitação/preocupação incrível os objectivos do trabalho.
Mais tarde, formámos os grupos (...).
Decidimos que um livro em branco seria o melhor para caracterizar a filosofia: podemos pensar tudo, e dizê-lo. Os mais filósofos vêem e aceitam. Mas perguntam: porquê?
Mas esquecemos o livro e decidimos fazer um homem a sério.
Construímo-lo com todos os materiais (e pensamento) possíveis, dividimo-lo em preto e branco, e colorido, (filosófico). Juntámo-nos todos na biblioteca e fizemos a maior "algazarra" de sempre, dobramos o cartão, fizemos bolinhas de jornal, nós em linhas e cordéis, e tudo. E ainda nos mascarámos de árabes ali no meio. Foi muito engraçado e preocupante. No final, cinco estrelas.»

«Acho que foi uma boa experiência e deveríamos repeti-la, pois fez-nos pensar sobre o assunto e puxou um pouco pela criatividade.»

«Foi um trabalho duro (no sentido de nos ter obrigado a puxar pela cabeça), mas acho que a experiência foi boa, principalmente porque para a próxima vez já vamos estar mais aptos a fazer uma exposição.»

«Adorei a experiência, pois nunca tinha exposto nada que tivesse sido da minha autoria (e das minhas companheiras, claro). Espero repeti-la.»

«Foi uma experiência interessante, apesar de poder ter tido muito mais empenho por parte dos elementos do grupo. Não obstante isso, foi uma boa aprendizagem fazer uma reflexão sobre algo que pudesse ser traduzido fisicamente e que ao mesmo tempo fosse apelativo. Gostaria de repetir, e numa próxima experiência chegar a algo melhor.»

«Este trabalho veio para nos sabermos organizar em grupo. Foi um trabalho interessante, demorado, com ele aprendemos mais um pouco da matéria e ficámos orgulhosos por saber que seria apresentado num sítio tão visitado, neste caso a Biblioteca Municipal de Abrantes.»

«Foi um trabalho interessante no qual deu para perceber nem sempre os trabalhos de grupo correm como planeado.»

«Acho que foi divertido e que valeu a pena, apesar de não ter havido uma boa relação entre os elementos do grupo. Talvez por não nos termos organizado bem desde o início.»

«Achei a experiência muito interessante. Embora com algumas dificuldades em orientar o grupo, achei muito divertido, pois ao mesmo tempo que fazíamos o trabalho também nos íamos distraindo e brincando. Gostava de voltar a realizar experiências deste género.»

«Esta experiência foi interessante e diferente das experiências que habitualmente costumamos fazer. Era bom que em todas as escolas de Portugal se pudesse ser avaliado a nível prático, isto é, pudéssemos realizar mais trabalhos criativos, desenvolvendo a nossa capacidade de expressão.»

«Penso que a experiência foi positiva e gostaria de voltar a realizar um trabalho como este. Isto porque no meu grupo conseguimos organizar-nos de forma a que no dia da exposição todos tivessem cumprido as suas funções e assim todos tivessem trazido as partes do trabalho que nos competiam.»

«Toda a experiência mostrou-se interessante, mas também trabalhosa e complicada. No entanto, gostei de todo o processo, desde a formulação da ideia até ao produto final. Este, contudo, poderia ter ficado melhor.»

«Realizar este trabalho foi uma experiência muito boa, pois aprendemos novas coisas e o processo de realização em si foi muito divertido. Acho que valeu a pena fazer o trabalho e que se deveria repetir. Ajuda-nos a reflectir e a desenvolver as nossas capacidades.»

«Gostei bastante desta experiência, porque me diverti imenso a fazer o trabalho. Conheci (ainda) melhor algumas pessoas da nossa turma, o que foi uma vantagem.
Muito resumidamente, fazer este trabalho não foi uma obrigação (de todo!) e apesar de ele não ter resultado uma obra de arte, acho que valeu a pena.»

«Foi um projecto interessante. Aprofundei conhecimentos, melhorei os meus "trabalhos manuais" e tive a oportunidade de conhecer melhor os elementos do meu grupo, pois fora da escola somos diferentes.»

«Gostei muito de fazer este trabalho, principalmente porque discutimos muito sobre o tema e todos ficámos a compreendê-lo melhor. Também foi engraçado montar uma exposição sobre filosofia (coisa que nunca tinha visto) e ver o trabalho dos outros grupos. Podemos e gostava muito de repti-lo.»

«Na minha opinião, o trabalho foi muito interessante na medida em que foi uma forma de aplicar os nossos conhecimentos. O facto de o trabalho estar exposto é para o grupo muito gratificante.»

«Foi interessante e divertido, embota tenhamos tido alguma dificuldade a escolher o tema e decidir como iríamos realizar o trabalho.»

«Foi uma experiência muito engraçada e educativa, pois eu nunca tinha feito um trabalho para exposição.»

«Fazer o trabalho de filosofia foi de certo modo difícil, porque não nos organizámos bem e tínhamos bastantes trabalhos para fazer. Mas penso que nos ensinou a, mesmo em condições difíceis, "desenrascarmo-nos" e fazermos um bom trabalho.»

«Foi uma experiência boa. O único problema foi a minha participação com o resto do grupo, porque os meus conhecimentos de filosofia não são lá muito bons e aí senti-me um pouco à parte do grupo, mas tentei ajudar no que pude.»

«Não poderei contar como foi trabalhar com os meus colegas, porque eu não trabalhei. Não porque não quis, mas porque os meus colegas não se dignaram dizer-me quando é que era para fazer o trabalho.»

«Espero realizar mais trabalhos deste género, pois foi bastante interessante e gostei de vê-lo exposto na biblioteca.»

«Estes trabalhos são bons para aprender a trabalhar com várias pessoas, visto que isso não acontece muitas vezes.»

«Antes de mais, foi divertido, pois à medida que íamos fazendo íamos aprendendo. Decidimos fazer algo que contasse com a pessoa que iria ver.»

«Foi uma experiência interessante, pois era educativa e permitiu um divertimento enquanto trabalhávamos e estudávamos/aprendíamos.»
«Não poderei contar como foi trabalhar com os meus colegas, porque eu não trabalhei. Não porque não quis, mas porque os meus colegas não se dignaram dizer-me quando é que era para fazer o trabalho.»
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?