domingo, março 16

 
Balanço do período
Como de costume, recebi a avaliação do que foi o nosso trimestre. A greve da função pública impediu o encontro com uma das duas turmas. Fica aqui uma antologia quase só de uma turma. Desta vez, todos os alunos a entregaram assinada, o que me alegra, por revelar confiança. Mas eu deixo os fragmentos anónimos, entre outras razões porque não tenho autorização dos seus autores.

«Bem, neste período andava um pouco à toa com isto, como que tive bastante medo, no entanto correu bem.»

«Eu gostei deste período, mas acho que no outro tinha mais interesse. A matéria foi engraçada. A forma de dar as aulas do professor é fixe, apesar da minha falta de concentração, por ser a hora de almoço, estar com fome, entre outras coisas que não vale a pena dizer.»

«A turma tem muitas negas porque há uma série de pessoas que estão sempre a desconcentrar os outros, talvez por serem demasiado “cachopos” ainda, mas se o professor mandar para a rua chega ao fim da aula não tem lá ninguém. Há aí uns quatro ou cinco que estão sempre a desestabilizar.»

«O balanço que posso fazer a esta disciplina é o mais negativo em todo o meu percurso escolar, quer nesta escola, quer nas anteriores. As notas foram miseráveis e vergonhosas, visto eu não atinar com esta disciplina (...). Decido anulá-la e continuar o meu percurso escolar sem esta disciplina (...). Todavia vou esperar até ao próximo teste para ver se recupero deste terrível choque emocional(...).»

«As aulas são difíceis, pois são aulas que antecedem o almoço, o que me faz ficar mais confuso ainda.»

«Ao longo deste percurso colectivo, eu sinto que a carruagem foi-se perdendo. O desinteresse aumentou e não houve quem parasse dois minutos para pensar na situação negativa em que se encontrava.»

«Neste período gostei da matéria. No primeiro teste, que me correu um pouco mal, tive má nota, porque não me esforcei o suficiente. No segundo teste, (...) em que me esforcei mais, consegui atingir uma nota que me agradou mais, mas que com esforço pode subir um pouco até à minha nota ideal.»

«No segundo período, na disciplina de filosofia, o meu desempenho foi fraquíssimo. Não obtive boas notas, não entendi a matéria e não estudei o suficiente. Devia ter estudado mais, prestado mais atenção e ter-me esforçado mais. O que também não ajudou foi a matéria. Não gostei dela, e não me senti motivado nesta disciplina.»

«Não me sinto motivado e uma certa monotonia que existe nas aulas não contribui para o sucesso. Não sei que mais se possa fazer, visto que a estrutura das aulas foi ligeiramente alterada, mas continuam a ser pouco cativantes. Além disso, o barulho que existe nas aulas também não ajuda.»

«Para melhorar a filosofia, tenho em primeiro lugar de aprender a gostar de filosofia e a incentivar-me a mim próprio para estudar mais filosofia.»

«Os testes foram sempre perto da positiva, tento perceber a filosofia, mas não vou muito “à bola” com a filosofia. Acho que as aulas são uma “seca” em termos de matéria, já que o professor tenta ajudar para que a matéria fique escrita “pelo lado de dentro da cabeça”.»

«Durante este trimestre tenho a consciência que consegui compreender melhor a matéria. Pessoalmente acho que consegui interiorizar melhor alguns conceitos. Gostei mais das aulas deste segundo período, talvez por a matéria interessar-me mais ou pelo facto de tentar colaborar um pouco mais. Apesar das minhas notas ainda serem de nível negativo, tenho consciência de que trabalhei e investi um pouco mais do que noperíodo passado.»

«... decididamente, não vou estudar mais para os testes. Quando estudo, as notas dos testes são bem piores comparadas com quando não estudo. Provavelmente porque me baralho a estudar.»

«Achei a ideia da exposição bastante interessante, foi uma maneira divertida de jogar com a filosofia.»

«As más notas continuam a existir, mas isso não é culpa do professor, é culpa dos alunos, que não se empenham o suficiente para as fazer desaparecer.»

«Creio que da minha parte não houve um grande esforço para obter a tão desejada nota. Agora percebo que não vale a pena desistir, se ainda não terminámos.»

«As aulas são boas, o professor tenta puxar pelos alunos, mas parece existir um total desinteresse por parte de quase todos os alunos, não sei a razão dessa desmotivação, mas talvez seja a disciplina em si que não vejo muito cativante para nós.»

«A conversa e a falta de atenção é uma constante nesta disciplina, e parece que se tem vindo a agravar, quando devia estar a acontecer o contrário.»

«Acho que o professor deverá ser mais rígido, apesar de lhe custar e apesar de isso poder ser mau para nós.»

«Acho que, antes de mais, ser professor também significa ser amigo, não querendo dizer que o professor não seja, mas apenas que se dê com todas as pessoas da turma de igual forma, para conseguir ganhar confiança e logo conseguir obter melhores resultados das pessoas.»

«No meu caso apenas quero dizer que estou contente por ter subido as notas, e que as aulas são as melhores que já tive, porque são diferentes, não querendo desvalorizar as outras disciplinas e professores,»

«Este período, em termos gerais, foi melhor. As aulas foram mais dinâmicas. Mas houve uma coisa má, há elementos da turma que não respeitam os outros colegas, e isso chateia-me imenso.»

«Este período também foi divertido, pois fizemos um trabalho de grupo, e esse trabalho foi fascinante, pois nunca tinha feito um trabalho para pôr numa exposição. Eu gostei da experiência, e gostava muito de repeti-la. (...) Para o próximo período, as aulas devem continuar assim, dinâmicas, alegres... Podemos fazer muitos mais trabalhos, pois estes fascinam bastante os alunos, e os alunos gostam.»

«Achei mal os grupos deste período, porque houve grupos de diversas capacidades, grupos com elementos com grandes capacidades e grupos com elementos com pequenas capacidades.»

«Este período correu muito mal. As notas foram más e a única coisa que correu bem foi o trabalho que fizemos para a exposição na Biblioteca. Não trabalhámos, é verdade, mas eu acho que esta matéria não despertou muito interesse, talvez não tenhamos feito para que tivesse, mas é preciso motivação para trabalharmos e se calhar não temos.»

«O facto de o professor nos pôr à vontade para exprimirmos a nossa opinião por vezes confunde-nos mais do que estávamos. A filosofia é interessante, mas muitas vezes (desculpe o termo) torna-se uma seca porque temos de explicar tudo e aprofundar sempre mais.»

«O nosso comportamento na aula é péssimo, mas se a matéria nos chamasse mais a atenção, não era necessário estarmos desatentos. O professor ajuda, e muito, mas isso por vezes não chega.»

«Gostaria que existissem outras técnicas de trabalho mais dinâmicas, porque penso que o comportamento e o aproveitamento poderiam ser melhores. Foi o que aconteceu com o trabalho que fizemos [para a exposição] que, por ser um trabalho dinâmico, interessante e diferente do que habitualmente fazemos, houve mais interesse por parte de todos, mais empenho e isso fez com que fizéssemos um bom trabalho.»

«O segundo teste correu mal, como não poderia deixar de ser, pois nem me lembro de ter dado a moral, por isso pouco estudei.»

«Notei que estive mais atenta este trimestre, salvo certas excepções.»
«A matéria deste período até é bastante interessante, mas acho que nas aulas não há debate de ideias, ninguém fala, não há contraste de ideias, discussões e questionar de ideias. A matéria faz-nos pensar, e muito, na sociedade em que vivemos. Mas acho também que estamos quase todos muito desalentados com as notas, o que nos faz perder o ânimo.»

«Acho que umas aulas na rua, num bom dia solarengo, podiam ajudar bastante, pois cativavam o nosso interesse e o sol desperta-nos os sentidos, o pensamento.»

«Foi um período interessante e as aulas foram boas de uma maneira geral. Oprofessor sabe dar a matéria de uma maneira tão especial que é quase impossível não o estar a ouvir.»

«Quanto a mim, tento fazer o melhor que posso, embora às vezes a preguiça seja mais forte que eu e as minhas respostas sejam “diarreia mental”, como diz o professor.»
«Ao longo deste período, não tenho prestado muita atenção, tenho estudado pouco e [tido] muita preguiça.»

«... baixei imenso a minha nota em vez de a levantar, isto porque perdi o interesse por esta disciplina, mas com isto perdi imenso, pois não estava com a cabeça na aula, não participava e o meu comportamento não era o melhor, ou seja, este período foi um desastre.»

«Um problema que eu tenho é que quando estudo para os testes, por vezes começo a estudar nas vésperas dos testes.»

«... vou ter negativa no final do período. Penso que não foi falta de estudo ou, se calhar, embora tivesse estudado muito, não foi suficiente. Para melhorar este desastre, tenho de estudar ainda mais e tenho de melhorar a minha escrita, ou seja, tenho de fazer respostas mais elaboradas e completas.»

«A filosofia está a tornar-se um ponto muito fraco nas minhas notas, está a baixar-me muito a média.»

«Fiquei um pouco desiludida comigo este período porque estava confiante que iria conseguir tirar melhores resultados e no entanto só baixei as notas. Isto deve-se a não estudar o suficiente, mas também à pressão que sinto da escola, porque são muitas coisas ao mesmo tempo (testes, trabalhos para apresentar, etc.) e às vezes estas coisas no mesmo dia. A verdade é que andava um pouco cansada e desmotivada e os últimos já não saíram nada de jeito e parecia que quanto mais tempo estudava, menos sabia, não conseguia concentrar-me... (...) Até neste simples texto não consigo concentrar-me e explicar-me como deve ser.»

Na outra turma, os textos recebidos foram ainda poucos.

«Descobri que ajudar os meus colegas e principalmente o meu colega de carteira é um excelente método para eu própria perceber algumas coisas. Obrigando-me a encontrar formas simples de explicar as coisas, estou eu própria a desenvolver uma melhor compreensão sobre aquele assunto em particular.»

«Gostei mais deste trimestre do que o passado. Primeiro porque a matéria é bastante mais interessante do que a anterior e há mais temas relacionados com elas sobre os quais se pode reflectir e debater. Acho que só agora é que começámos a ver o que é que é realmente Filosofia e filosofar.»

«... enquanto que, no período passado o barulho prejudicava, por vezes, o normal funcionamento da aula, tal já não aconteceu com tanta frequência este período. Por isso, os nossos colegas estão de parabéns.»

«... ao longo do 2º período realizámos trabalhos bastante interessantes nesta disciplina, dos quais, obviamente, se destaca a exposição que realizámos na biblioteca municipal. Para além dos trabalhos realizados penso que as aulas continuam a ser divertidas e interessantes.»

«... outro aspecto positivo é o facto de, pelo menos no meu caso, já não ir tão nervosa como ia para os testes no 1º período.»

«... fiquei um pouco aborrecida porque não pude apresentar tantos textos quanto os que eu queria a propósito da matéria da ética, política e moral, uma vez que nas últimas semanas de aulas tivemos uma grande sobrecarga de testes.»

«A avaliação das aulas ao longo do ano lectivo? é 20. Gosto bastante destas aulas, fazem-me pensar de uma forma que nunca tinha pensado antes.»

«Achei estas aulas tão interessantes como as outras, continuo a gostar da maneira de dar aulas do professor e também continuo a tirar boas notas. É certo que a curiosidade inicial que senti já passou quase completamente, mas continuo entusiasmada com a disciplina, embora existam matérias e aulas que menos me agradam. A única critica que tenho a fazer é que em certas alturas das aulas se cria um certo burburinho na sala que impede a minha concentração e certamente a dos meus colegas.»

«Quanto mais estudo os resultados são piores, eu sei a matéria mas quando chego ao teste, já não percebo nada. Eu consigo acompanhar as aulas e tudo, o problema é depois nos testes. Com os resultados que eu tenho tido nos testes não me sinto muito motivada. Gostei muito de realizar o trabalho de grupo exposto na biblioteca.»
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?