domingo, fevereiro 24

 
Recomeçar
«A sorte detesta os que apenas sabem queixar-se.»
e
«Desistir é a melhor forma de não chegar lá.»
Foi assim que começámos o segundo semestre. No secundário, o tempo divide-se em trimestres. Mas o Carnaval pode ser lido como a divisão em semestres: estamos agora a meio, vamos começar a segunda metade.
Por isso, distribuí uma pequena ficha a cada aluno com um duplo pedido de resposta:
a) que nota quero ter a esta disciplina no final do ano;b) que devo fazer para lá chegar.
É a repetição do mesmo exercício feito no início de Janeiro. Mas é indispensável voltar sempre ao que queremos. «Quem não sabe para onde vai é quase certo que vai ter a outro sítio qualquer.» Depois, não basta saber o que se quer; é indispensável ter muito claro o que é necessário fazer para lá chegar. O resto... é fazer o que se quer que aconteça. Foi isto que lhes disse.
Nós somos muito pobres em pensamento estratégico, e essa é uma das razões que nos fazem lastimar em vez de resolver os problemas.
O exercício anterior tinha produzido respostas como “quero melhorar a nota”, “quero ter melhores resultados” e assim por diante. Não, o exercício é mesmo escrever um número que se considere desejável mas também alcançável. O resto é não se querer comprometer.
Além disso, este tipo de exercícios tem ainda outra função: ajudar os alunos a perceber que é o seu interesse que está em jogo, e não o do professor ou da escola ou de quem quer que seja. O jogo terminou com uma palavra do género: a guerra é vossa, eu sou apenas auxiliar.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?