sexta-feira, janeiro 11

 
Filosofia, Liberdade e Cidadania
Nós vivemos em sociedade. Como tal, estamos dependentes das acções dos outros.
Até aqui, já aprendemos o significado das três vertentes propostas a esta reflexão. Filosofia, sabemos que significa amigo da sabedoria; querer saber mais e mais ao fundo das questões. Liberdade é a capacidade que o ser humano tem de escolher entre fazer assim e de outro modo. Por fim ,sabemos que a cidadania é a assunção do local onde se vive, à escala local, nacional e mesmo global, com as implicações decorrentes desta assunção a nível de identidade, valores e compromissos. Cidadania é também a participação de todos num esforço comum, com respeito pelos outros e tolerância das diferenças, de modo a resolvermos os problemas que se nos colocam sem recurso à violência.
Estas três vertentes ligam-se na medida em que todos o cidadão tem direito a pensar por si próprio, ir ao fundo das questões e, assim, é livre de pensar assim ou de outro modo.
É claro que em todas as sociedades existem opiniões diferentes. Temos, então, de ser tolerantes. O homem tolerante é aquele que, em nome da razão e da moral, aceita que o outro tenha convicções diferentes das dele e as manifeste.
Quando surgem conflitos devidos as diferentes convicções, temos de reflectir bem sobre as nossas convicções para conseguirmos argumentá-las. Quando não entramos em acordo com o outro, temos a liberdade de ouvir ou não os pontos de vista dele. O bom e tolerante cidadão é aquele que, mesmo partilhando uma opinião diferente, tenta entender o outro. Ouve-o, não com indiferença, mas com vontade de o entender.
Filipa Trindade, 11ºC
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?