sexta-feira, janeiro 11

 
Filosofia, Liberdade e Cidadania
Diz-se, no nosso mundo, que cada indivíduo é um cidadão. No entanto, existem indivíduos que não têm noção do que é a cidadania, muitos que são maus cidadãos e outros tantos que são cidadãos exemplares.
A cidadania é a capacidade de conviver com os outros, numa relação de respeito mútuo pelos direitos de cada um, numa relação de diálogo, de argumentação, de pontos de vista e convicções diferentes, numa relação de igual para igual mas ao mesmo tempo diferentes.
Num mundo de conflitos, o desafio do exercício da cidadania de uma forma positiva é ultrapassar os conflitos, não ignorando-os mas resolvendo-os, sem pôr em causa os princípios da cidadania. Numa situação destas, somos inevitavelmente levados a fazer escolhas, a tomar posições, usufruindo e usando a nossa liberdade, a liberdade a que temos direito, mais que não seja por sermos cidadãos.
A filosofia está implicada no momento da escolha: a escolha entre tomar uma ou outra posição, a escolha entre seguir este ou aquele caminho, a escolha entre o que é bom para mim como pessoa e o que é bom para mim como cidadão. Como actividade de reflexão que é, ajuda-nos a pensar duas ou mais vezes no que devemos fazer, porque é necessário ponderar bem determinadas situações, uma vez que nem sempre aquilo que devo fazer como cidadão é aquilo que quero como pessoa.
Sofia Mendes, 11ºC
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?