domingo, janeiro 20

 
A Europa
Dentro do projecto do Parlamento Europeu de Jovens, de que a nossa escola participa, tivemos uma sessão com o deputado Nelson Baltazar sobre a Europa e os seus/nossos desafios.
Estava uma sala cheia. De alunos que foram... levados pelos professores.
Não vou contar a sessão. Vou apenas referir três aspectos que me impressionaram.
1. Impressionou-me o desinteresse total de uma parte significativa dos alunos por aquilo que ali se estava a passar. Dizem que vivemos na sociedade do conhecimento. Sabemos que o conhecimento será o activo mais importante de que os futuros profissionais e actuais alunos vão dispor. E não há ninguém que lhes diga que estão a deixar passar por entre as mãos pepitas de ouro? Só saberão quando for demasiado tarde?
2. Impressionou-me a facilidade com que alguns alunos se sentem no direito de impedir outras pessoas de ouvirem o que se lhes destina. Alguns ainda argumentam com “boas“ razões, mas são sempre razões que pretendem justificar que o meu interesse permite matar a satisfação do interesse de outro.
3. Impressionou-me o modo como foi discutida a hipótese de entrada da Turquia na União Europeia. Desde quando é que é intelectualmente legítimo, metodologicamente correcto, estrategicamente permitido que se tome uma decisão, ainda que apenas em opinião, tendo em conta apenas os aspectos negativos? Nelson Baltazar insistia que era necessário pensar nos dois lados, prós e contras, mas a força do irracional é bem mais poderosa.
Mas, para lá destes aspectos negativos, creio que o saldo da sessão foi positivo.
Comments:
Pelo menos pensa que o saldo da sessão foi positivo.
Porque pelo o que eu percebi do seu texto, esta a dar a entender que a força da "burrice" vence sempre.

;-)
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?