domingo, janeiro 6
Em filosofia
E quanto ao nosso trabalho aqui?
No final do período passado, vimos três tipos de alunos - os que estão satisfeitos, os que têm positiva mas estão insatisfeitos e os que têm negativa.
No final do 2º período já só quero um terço das negativas para, no final do ano, não termos nenhuma. Este é o NOSSO desafio.
E vimos que havia três grandes tipos de problemas: falta de estudo, limitações na escrita e limitações no exercício de um pensamento desenvolvido sobre este tipo de problemas.
Além disso, vimos também que há outros aspectos importantes: o ambiente de trabalho na sala (é colectivo), a atenção / concentração nos trabalhos (é individual), o perguntar o que não se entende, o pensar naquilo que se vai tratando em aula e no seu significado na vida...
Cada um é que sabe:
o que é que quer,
quais são os seus problemas ou limitações
e o que quer fazer para chegar àquilo que quer.
E agora vão escrever isso mesmo - que é para saberem
e entregarem - para eu ver se posso ajudar-vos.
(Só escrevem o que puderem entregar e porque se trata de matéria pessoal podem até recusar-se a escrever. O respeito pela privacidade é indiscutível.)
E assim fizeram. Todos.
Depois lancei os desafios para este período.
E quanto ao nosso trabalho aqui?
No final do período passado, vimos três tipos de alunos - os que estão satisfeitos, os que têm positiva mas estão insatisfeitos e os que têm negativa.
No final do 2º período já só quero um terço das negativas para, no final do ano, não termos nenhuma. Este é o NOSSO desafio.
E vimos que havia três grandes tipos de problemas: falta de estudo, limitações na escrita e limitações no exercício de um pensamento desenvolvido sobre este tipo de problemas.
Além disso, vimos também que há outros aspectos importantes: o ambiente de trabalho na sala (é colectivo), a atenção / concentração nos trabalhos (é individual), o perguntar o que não se entende, o pensar naquilo que se vai tratando em aula e no seu significado na vida...
Cada um é que sabe:
o que é que quer,
quais são os seus problemas ou limitações
e o que quer fazer para chegar àquilo que quer.
E agora vão escrever isso mesmo - que é para saberem
e entregarem - para eu ver se posso ajudar-vos.
(Só escrevem o que puderem entregar e porque se trata de matéria pessoal podem até recusar-se a escrever. O respeito pela privacidade é indiscutível.)
E assim fizeram. Todos.
Depois lancei os desafios para este período.