terça-feira, janeiro 1

 
Balanço
Um balanço é uma avaliação retrospectiva, mas é também tomar energia para seguir em frente. Por isso, voltei a ler os balanços que os meus alunos fizeram no final do primeiro período. Deixo aqui alguns fragmentos, anónimos porque na sua maioria foram assim escritos (como pedido) mas sobretudo porque não pedi autorização para divulgá-los. Eles são também o testemunho na primeira pessoa do que é ser estudante, e de filosofia. Fiz as necessárias correcções gramaticais, excepto no último. Este serve também como testemunho do muito que temos, professor e alguns alunos, a fazer.
A todos os alunos, o meu obrigado por estas suas contribuições preciosas.

«Penso que até agora as aulas têm corrido bastante bem. O professor expõe os assuntos de forma clara, interessante, sempre procurando mostrar-nos do que fala, na prática, na vida real. Por outro lado, tenho vindo a notar que à medida que o tempo passa vai sendo mais difícil acompanhar. Mais trabalho em casa, mais concentração. Em relação às aulas mesmo, penso que há, por vezes, um burburinho que perturba um pouco quando estamos a tentar assimilar algo que o professor acaba de explicar. (...) Por fim, gostava de manifestar o meu agrado pela iniciativa do professor de fazer um blog com o nosso trabalho.»

«Durante este percurso, eu penso que evoluí na maneira de ser. Ao princípio era como uma disciplina diferente., mas agora não considero bem como uma disciplina, mas como uma maneira de aprender a viver melhor.»

«Pensava que não iria gostar de Filosofia e que não teria jeito nenhum para fazer textos. Pelo contrário, fiquei bastante surpreendida ao aperceber-me de que até me ajeitava e gostava da maneira de pensar filosófica.»

«Ao longo destas aulas aprendi novas coisas e ganhei novas perspectivas. Tenho evoluído pois tenho-me tornado mais crítica em relação a situações que me têm surgido. (...) As aulas têm-me motivado mas mesmo assim ainda há muita coisa que gostava de compreender.»

«Tenho a obrigação de afirmar que as aulas de Filosofia foram benéficas para a minha vida e os meus estudos. Não comecei da melhor maneira, mas com a ajuda do professor, da minha colega de carteira N. e da minha amiga N. Consegui superar as dificuldades iniciais e ter uma nota desejável. (...) Por outro lado, no início do período não gostava das aulas, achava que nada fazia sentido em relação ao conteúdo da matéria e quase adormecia nas aulas, pelo facto de não gostar da disciplina.»

«Ao longo deste período eu andei um pouco “desorientado” com esta disciplina, a Filosofia. Gosto de aprender Filosofia e penso que esta disciplina é extremamente necessária. (...) Sei também que é uma disciplina difícil e vou estudar mais no próximo período porque este período para mim foi uma desgraça.» Aprendi muito com esta disciplina, mas vou esforçar-me para aprender mais.»

«Eu tenho gostado das aulas de Filosofia, embora às vezes não perceba muito bem o que é dado.»

« Aspectos positivos: Até agora, estou a gostar desta disciplina porque durante as aulas discutimos temas pouco comuns sobre os quais eu, e a grande maioria dos meus colegas, julgávamos que não havia nada de novo a acrescentar. Aspectos negativos: Não sei bem o que é que devo estudar para os testes de filosofia; julgo que grande parte da “matéria” não é para ser estudada e “empinada na cabeça”, é para ser compreendida (isto pode ser um aspecto positivo ou negativo...)»

«Os aspectos negativos não foram significativos, apesar de eu não entender por vezes a matéria.»

«Às vezes não entendo bem as coisas, por vezes não peço para explicar melhor porque acho que não vou entender na mesma.»

«O professor poderia escrever mais no quadro.»

«A única coisa é o professor não dar definições em apontamentos, ser apenas oral, pois muitas das vezes não consigo tirar apontamentos.»

«O meu maior problema é o à-vontade para falar, que ainda é diminuto. Outro dos aspectos é o facto de ser difícil para mim manter-me concentrada durante todo o tempo da aula, porque a certa altura já não consigo acompanhar os raciocínios com tanta facilidade.»

«Em meu ver esta minha primeira experiência com a filosofia ao longo deste primeiro período foi positiva, visto que para além de no início olhar para a disciplina com alguma desconfiança mas vim a descobrir que era no mínimo algu interessante. Os aspectos negativos foi mesmo a desconfiança inicial de resto não tenho nada aponta»
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?