domingo, dezembro 23

 
Testes - 1
Os testes são sempre necessários. Por duas grandes razões. Porque é um dos principais motivadores: os alunos interiorizaram o “estudar para os testes” e, se não houvesse testes, deixaria de haver “esse” estudo. (É claro que esta razão vale também o seu inverso.) O segundo motivo é que é sempre da maior importância avaliar o nível de uma aprendizagem. Tendemos a pensar que aprendemos, que já sabemos... até que somos confrontados com as nossas próprias insuficiências.
Uma vez escrevi um apontamento de teatro em que a professora perguntava quem tinha dificuldades e um dos alunos respondia “Eu sei tudo”. E a professora: “Então, venha ao quadro.” E o aluno, com ar de quem foi apanhado: “Sabia...”
Pensar que se sabe não é o mesmo que saber. E saber também não é o mesmo que saber resolver problemas novos.
Costumo dizer aos meus alunos que “se quiser comprar uma fotocopiadora, vou a uma loja da especialidade.” Os homens e as mulheres não foram feitos para reproduzir textos, do livro ou do professor, mas para resolver problemas novos. Caso contrário ainda estaríamos hoje na pré-história.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?