terça-feira, dezembro 11

 
O QUE É FILOSOFIA?
Antes de mais, é importante mencionar o quão difícil é definir Filosofia. Tal dificuldade prende-se, fundamentalmente, com duas razões: primeira, o facto da Filosofia não ter um objecto de estudo limitado, isto é, ela estuda tudo do ponto de vista do todo, na globalidade. Por isso, embora a Filosofia tenha campos de análise específicos (como, por exemplo, a Ética e a Ontologia), é bastante difícil de lhe definir limites. O segundo motivo é o facto de todas pessoas pensarem de maneiras diferentes umas das outras, pensando sempre de uma maneira nova ou inovadora. Um filósofo é aquele que descobre um ponto de vista novo e como “fazer Filosofia” de um modo diferente. Por outras palavras, a maneira de pensar e, por conseguinte, a definição de Filosofia de um filósofo existencialista é diferente da de um filósofo idealista. Assim, é possível dar diferentes definições de Filosofia de acordo com a “posição filosófica” que se toma.
Ao definir Filosofia, deve-se começar justamente por analisar o significado da palavra em si. “Filosofia” é uma palavra que vem do grego (já que foi na Grécia que ela nasceu) e é composta por duas partes: “philos”, que quer dizer “amigo”, e “sophia”, que significa “sabedoria”. O filósofo é precisamente um amigo da sabedoria.
Sinteticamente a Filosofia pode ser definida apenas por três verbos: “perguntar”, “responder” e “justificar”. Filosofia é “perguntar”, pois esta questiona a realidade, problematizando-a e interroga-se e reflecte sobre os problemas do nosso quotidiano e sobre o sentido das coisas, nomeadamente do Homem, da vida, do mundo que nos rodeia. Filosofia é “responder”, visto que implica uma tomada de posição, após ter-se posto uma questão. No entanto, é inconformista, não aceita o que parece óbvio, o que está estabelecido ou o que parece evidente. E em Filosofia não só se responde às perguntas como também se fundamentam as respostas. Portanto, a Filosofia passa pela análise “à lupa” das palavras, do sentido destas (procurando um novo sentido para elas quando o anterior já não é adequado), pela análise de textos e sua produção. Isto porque é a partir de textos que os filósofos expõem as suas teses e que tomam conhecimento das teses e argumentos de outros filósofos.
Além do mais, para fazer Filosofia é necessária a construção pessoal de um modo de ser: crítico e consciente, inquisidor, reflexivo, justificador, autónomo (que pensa por si próprio, construindo, portanto um saber próprio) e com capacidade de abstracção, formulando uma pergunta universal (já que o objecto de estudo da Filosofia é o todo) e respondendo de uma forma racional, não baseada em mitos. O filósofo revela igualmente insatisfação e procura sempre mais e melhor conhecimento, sendo por isso a Filosofia um exercício de Liberdade que obriga a um confronto de ideias.
Finalmente, em Filosofia, é também necessário ter em conta a sua história, já que esta tem mais de 2500 anos. E tal como já foi mencionado anteriormente, a Filosofia nasceu na Grécia, no século VII a.C. e a sua origem ficou marcada pela pergunta ‘’De que é que tudo é feito?’’, à qual Tales de Mileto respondeu ‘’incorrectamente’’, embora de forma racional e não mítica, ‘’De água, porque onde há água há tudo’’.
Marta Lopes, 10º C
Comments:
só ontem soube deste espaço...
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?