domingo, dezembro 23

 
A filosofia
Mas nos testes também encontramos respostas muito boas. Pedi a alguns alunos que fizessem com algumas respostas de testes aquilo que vimos fazendo com outros textos. Eis dois exemplos:

«A filosofia é uma grande força libertadora.»
A afirmação «A filosofia é uma grande força libertadora», é de certo uma verdade pura. Esta afirmação significa que para filosofar é preciso, para além de mais ser-se livre e independente. Para podermos exprimir e defender as nossas opiniões sem problemas e limitações. A Filosofia é uma das actividades onde fundamentalmente se partilham opiniões, constrói-se um saber próprio e seguro do real. É uma actividade em que nos libertamos através de discursos (orais ou escritos). É importante filosofar porque ao libertarmos as nossas ideias, opiniões, podemos tornar-nos pessoas melhores. Daí a importância da libertação, construir um mundo melhor. A partilha de opiniões não é só importante para ajudarmos o outro, como também para nos ajudarmos a nós mesmos a sentirmo-nos úteis e realizados. Na filosofia cada pessoa tem os seus próprios pensamentos, as sua própria ideias e opiniões, partilha-os com as outras pessoas, mas tudo vem de um indivíduo, de si mesmo.
Maria do Carmo Simão 10ºD

«Ser filósofo é viver por motivos próprios.»
Todos os dias o Homem pratica acções, acções estas que são conscientes, pensadas, reflectidas, etc. Não há uma acção sem antes ter havido motivos, Os motivos vêm do interior, e vêm de nós mesmos, ninguém sabe quais são, apenas podem saber as causas. As causas vêm do exterior e levam aos motivos. Uma das grandes características da Filosofia é o distanciamento, que significa não ir com os outros e seguir o seu próprio caminho, É isto que o filósofo faz, distancia-se para pensar por si próprio e construir o seu próprio saber. Tal como se constrói a si próprio, age consoante os seus motivos, e não os dos outros. Cada pessoa tem os seus problemas, coisas que a preocupam, coisas que a afectam, e os motivos pelos quais a pessoa age de determinada maneira são influenciados por isso que a preocupa, e pelo que a pessoa é.
As nossas acções têm de ser comandadas por nós e não pelos outros. Os motivos que nos levam a agir vêm do nosso interior, e é no interior que está o que nós verdadeiramente somos, e que ninguém pode ser por nós. Os motivos são uma força de vontade interior que exige a ponderação comigo próprio, isto é, pesar os prós e os contras de algo, para poder ter justificações para os motivos, para quando agir.
Maria do Carmo Simão 10ºD
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?