quarta-feira, dezembro 26

 
A filosofia, ainda
Ne novo, a apalvra a uma aluna, em recolha feita sobre respostas em situação de teste:

Filosofia é “estar a caminho”
Filosofia é “estar a caminho”, pois há uma procura incessante de sabedoria. O filósofo não se contenta/satisfaz nem com o que vê à primeira vista, nem com a resposta que obtém após reflectir. Ele procura sempre mais e melhor conhecimento. Por isso, é que também é possível afirmar que a Filosofia é dinâmica, porque as questões levam sempre a outras questões e porque não existe sempre uma reposta para a mesma questão. Assim, podemos concluir que na Filosofia há sempre um “caminho” que é percorrido, visto haver sempre uma busca pela verdade.
No entanto, o mais importante em Filosofia não é onde se chega, porque nunca se chega a uma resposta definitiva, visto ser sempre possível ir “mais fundo”. O que importa, é o caminho que se percorre, em que tentamos entender o sentido das coisas que nos rodeiam. Por estes motivos, Filosofia é “estar a caminho”.
Marta Lopes, 10º C


Porque é importante filosofar?
Ao longo da nossa infância, como ainda não temos nem muita experiência, nem capacidade de reflexão, limitamo-nos a assimilar as ideias vindas do exterior (dos “media”, da nossa família, dos nossos professores…). Somos, por isso, bastante influenciáveis, não utilizando qualquer espécie de “crivo” nem submetendo essas ideias a um exame, simplesmente aceitando-as.
À medida que crescemos, começamos a desenvolver espírito crítico e, portanto, começamos a analisar as ideias que nos foram incutidas. E é por isso que filosofar é importante. É a partir da Filosofia que construimos as nossas opiniões pessoais, pois começamos a submeter as ideias do exterior a um exame. Na Filosofia não existem dogmas, e por conseguinte, podemos concordar/discordar com/de as ideias vindas do exterior. No entanto, é claro que ao discordarmos/concordarmos temos de justificar a nossa tomada de posição.
É importante filosofar para a construção de um saber pessoal e para aprendermos a pensar por nós próprios. Ao filosofarmos distinguimo-nos da “manada” e deixamos de pensar como os outros pensam, passando a reflectir autonomamente.
Marta Lopes, 10º C
Comments:
Olá, achei bem interessante porque eu estou com a Materia filosofia, e eu acho dificiu ou seja ainda nao me foquei bem, nao sei como reflectir no texto.

ex :

Por que é importante filosofar nos dias de hoje ?


nao consigo tirar 1 reflexao sobre esta pergunta !

mas agora deu 1 noção do que é para fazer Obrigado, Beijoos
 
Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?