segunda-feira, dezembro 31

 
Da filosofia
De mais uma aluna, um pequeno texto e mais duas respostas retiradas de testes.

Para quê filosofar?
As nossas opiniões não nascem em nós de forma espontânea. Ao longo das nossas vidas, as opiniões ou a maneira de pensar de cada um vai-se construindo e desenvolvendo. Mas, nas primeiras fases da vida, nenhum de nós possui a capacidade de as produzir, de pensar autonomamente. Nessa fase, limitamo-nos a ouvir o que circula por ai, assumindo para nós próprios o que é verdade para os outros, sem examinar isso.
No entanto, embora muito cedo tenhamos assumido as ideias dos outros, com o tempo isso vem a alterar-se. Começamos então a analisar o que nos é proposto, examinando todas as ideias e reflectindo sobre elas. Assim, vai se adquirindo uma capacidade de nos “fecharmos” às opiniões dos outros e de criticarmos o que nos é dito. Porque para assumir uma ideia exterior, temos de a submeter a um exame, para a podermos compreender e depois, então, assumi-la para nós.
A filosofia é uma actividade de espírito crítico, que estimula a reflexão, e que nos permite aprender a pensar sobre a nossa vida, a vivê-la, sob a nossa forma de pensar.
Rita Antunes, 10ºC

O começo da actividade filosófica
Por volta da adolescência, as pessoas começam a construir uma capacidade que durante as primeiras fases da vida não se desenvolveu. Na infância, apenas nos limitávamos a aceitar o que circula por aí, o que aprendíamos com os pais e com os professores. Mas por volta dos 14 anos este saber não é suficiente. Nesta idade, o começo da actividade de filosofar caracteriza-se pelo facto de começarmos a pensar mais autonomamente e a reflectir sobre o que nos rodeia e sobre o que aprendemos anteriormente. Assim, vai-se adquirindo uma capacidade de criticar, analisar e examinar as opiniões, as ideias, o mundo, e assim, começa-se a filosofar.
Rita Antunes, 10ºC

Características da filosofia
As questões que, pelo menos uma vez na vida, todas as pessoas colocam a si próprias, como qual é o significado da nossa existência, como devemos viver, o que está certo e o que está errado, qual o sentido da vida, entre muitas outras, aparecem devido à nossa vida diária, com os problemas que temos, com as situações com quer nos deparamos. É com a vida e com o mundo em que vivemos que todas as questões nascem. A filosofia, permite-nos aprender a compreendê-lo, ensina-nos a lidar com o que nos rodeia e a viver a nossa vida. No entanto, actualmente, os problemas e as questões sobre a vida são diferentes das que se tinham na antiguidade, pelo que a filosofia de cada época é diferente. A isto se chama a historicidade da filosofia, que é a característica da filosofia ser histórica.
Rita Antunes, 10ºC
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?