sábado, dezembro 29

 
Contra, nunca
São várias as razões pelas quais eu não me dou o direito de estar contra os meus alunos.
Antes de mais, porque me estão confiados. Estão-me confiados para que eu os ajude precisamente a superar as suas limitações. E esse é justamente o meu trabalho. Para isso me pagam. Para fazer o trabalho que ainda não foi feito e que, por isso, precisa de ser feito.
Depois, porque não é nada útil estar contra eles. Bem pelo contrário. As leis do pingue-pongue dizem que se eles forem saudáveis, colocam-se contra mim se eu me colocar contra eles. Por isso, colocar-me contra eles é impossibilitar o meu trabalho, minar ou destruir as minhas condições de sucesso.
Depois ainda (ou antes?), porque eu gosto deles. Por isso e para isso começo desde antes do início das aulas a vê-los nas fotografias da constituição de turmas. A namorá-los, posso dizer.
Finalmente, porque eles gostam de mim. Posso parecer presunçoso, mas sei que é verdade. Não porque eu tenha alguma virtude especial. Apenas por uma simples razão: porque eu trabalho com eles - e não contra eles - para os ajudar a superar as suas limitações, para os ajudar a ter êxito, hoje e amanhã. E eles percebem isso. E, como todos nós, gostam de quem os ajuda a ter êxito. Por isso gostam de mim, mesmo quando não gostam do que lhes exijo. Porque sou exigente com eles. Mas não contra eles.
É claro que nem todos gostam de mim. Mas não há nisso nenhum problema. Eu também não gosto de toda a gente. Reconheço-lhes, por isso, o direito de não gostarem de mim.
Até porque, quando digo que não me reconheço o direito de estar contra os meus alunos, não significa que eu sempre consiga superar ou resistir às tensões que também me crescem por dentro. Se me apercebo de que pisei o risco, peço-lhes desculpa. Mas talvez isso não seja suficiente. Talvez as feridas sejam mais fundas do que a tintura de um pedido de desculpa pode tratar. Ou, simplesmente, talvez alguns não engracem com a minha cara, o meu modo de trabalhar... Mas isso, sei-o de fonte segura, não é a paisagem.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?