domingo, novembro 25

 
Visita a Sócrates
- Quem quer ir à Grécia?
Todos queriam? Deixaram-se enganar pelas palavras ou entraram no jogo? Mudei de linguagem.
- Vamos assistir em directo a um encontro muito importante. Podemos dizer que a filosofia é aquilo que os filósofos fazem. Vamos ver um dos maiores filósofos a "fazer filosofia". Sócrates, o filósofo, vai encontrar-se com Eûtifron, um sacerdote de Atenas.
Contei-lhes a história de Sócrates que foi ao templo de Delfos consultar o oráculo que disse que Sócrates era ao mais sábio de Atenas: «Eu? Mas eu não sei nada! E, no entanto, o deus não pode estar enganado...» E Sócrates foi ver o que se passava, ou melhor o que é que sabiam os que passavam por ser os mais sábios e os mais importantes de Atenas. E percebeu que eles, afinal, não sabiam nada. E concluiu: «Só sei que nada sei. mas mesmo assim sei mais que esses que nem isso sabem.»
- Ora bem, vamos assistir a um encontro deste género. E vamos ver como é que Sócrates já pratica tão bem o novo modo de pensar, o pensar filosófico.
E distribuí-lhes um trecho do diálogo platónico Eûtifron, que lemos e analisámos.
Vimos Sócrates em acção: a ouvir as afirmações do outro, mas sobre tudo a submetê-las a exame.
- Uma afirmação, agora, não é válida ou aceite só porque alguém a diz. O que é que torna uma afirmação aceitável?
Foi difícil chegarmos lá. Mas chegámos.
- Uma afirmação é válida quando resiste ao exame. Isto é, quando a justificação dada resiste aos testes a que for sujeita.
Esta é a nova gramática deste novo modo de pensar, a filosofia.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?