domingo, novembro 25

 
Porquê / Para quê filosofar ?
Desde a nossa juventude que somos “bombardeados” com ideais e teorias que sempre considerámos verdadeiras e indiscutíveis. No entanto, como é que podemos ter a certeza de que todas essas ideias e teorias são verdadeiras?
Essas verdades “indiscutíveis” foram criadas por seres humanos iguais a nós que as transmitiram a outros seres humanos. É assim que flúi o conhecimento. No entanto, se esses seres humanos são iguais a nós, têm as mesmas limitações que nós e assim, tal como nós, podem ter opiniões correctas ou erradas.
Deste modo podemos concluir que nenhuma “verdade” é certa e inalienável. Devemos sempre pôr essas “verdades” à prova, devemos examiná-las, e isto é feito através da reflexão, através do filosofar.
Assim, não devemos aceitar cegamente as ideias e teorias que existem (pois quem pensa o que os outros pensam, não pensa, é o eco dos outros). Devemos tentar não nos deixar influenciar pelos outros seres humanos, devemos através da reflexão e da experiência (através do filosofar) tentar atingir um conhecimento seguro do real. Ao filosofarmos, além de atingirmos esse conhecimento, adquirimos também uma visão crítica e racional sobre as coisas. Somente após termos conseguido atingir este mínimo de sabedoria é que devemos passá-la a outros. Pois a sabedoria e o conhecimento são matérias-primas que devem ser consumidas, pois são das únicas que não produzem dejectos!
Raquel Lalanda, 10º C
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?