domingo, novembro 25

 
O que é isso de filosofia?
A palavra “filosofia” deriva do grego “philos” que significa amigo e “sophia” que significa sabedoria.
Contudo, a filosofia é muito mais que isto. Talvez por isso seja tão difícil definir e explicar o que é afinal a filosofia. Com os conhecimentos que já adquiri, vou tentar.
A filosofia, ou melhor, através da filosofia, tentamos dar um novo sentido ao que já sabemos (ou pensamos que sabemos). Com a filosofia, pretendemos chegar mais longe, ter as nossas ideias, os nossos pensamentos, as nossas opiniões, não nos limitando a ouvir e aceitar tudo o que nos é “oferecido” ao longo da vida. “Filosofar é estar a caminho”. Filosofar é soltarmo-nos do óbvio, do que todos pensam, todos acham. É ser diferente, é ser autónomo.
Filosofar é questionar, perguntar, duvidar. É procurar as respostas não aceitando a primeira que encontramos, “sujeitando a exame” todas as possíveis respostas e, com o que sabemos, de acordo com as nossas ideias, seleccionar o que aceitamos e o que não aceitamos. Filosofar é, depois de perguntar, dar uma resposta devidamente justificada.
Filosofar faz com que tenhamos de nos distanciar das ideias generalizadas, dos conceitos “pré – concebidos”, tomando uma posição consciente mas crítica.
Há um leque de assuntos nos quais podemos pegar. A filosofia tem esta vertente da “liberdade”. Qualquer coisa pode servir para expandirmos o nosso conhecimento de nós, do que no rodeia, dos outros.
Talvez por isto mesmo seja difícil definir “filosofia”. É uma imensidão de coisas, de perguntas, de respostas, de justificações a essas respostas, de pensamentos…
Existem dezenas de “áreas” que a filosofia explora. Contudo, o número de ideias, opiniões, pensamentos é igualmente vasto. Ou seja, cada um tem o seu conceito de filosofia, assim como tem as suas opiniões sobre tudo o que o rodeia. Como tal, não há uma definição fixa de filosofia, como há para a química e a física, a biologia e a geologia e tantos outros ramos de estudo.
A filosofia surgiu num contexto em que o homem procurava conhecer mais, conhecer outras coisas. Hoje em dia, pelo menos para mim, a filosofia procura saber mais e melhor o que já se sabe. Procura ver as coisas com outros olhos pois elas “variam consoante os óculos que usamos”, consoante a maneira como olhamos e encaramos as coisas.Para mim, isto é, de uma forma geral, a filosofia.
Joana Paulo, 10º C
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?