domingo, novembro 25

 
O que é a Filosofia?
Desde que ouvi falar na palavra Filosofia ou até mesmo na disciplina Filosofia, sempre tive curiosidade em saber do que se tratava. Esta curiosidade surgiu porque achei que era uma disciplina diferente por exemplo da Biologia porque quando eu ouvia falar de Biologia sabia que esta área estudava a vida, mas não conseguia entender o que era isso de Filosofia.
Aqui começa a minha caminhada pelo saber…
Certo dia, entro numa sala do liceu, na minha aula de Filosofia e o professor diz-me que a palavra Filosofia deriva da junção dos termos philos (amor) + sophia (sabedoria), ou seja, o gosto, o interesse pela sabedoria.
Fiquei então a perceber que a Filosofia se tratava de uma ciência que estuda o saber e que principalmente o questiona.
Para mim, a Filosofia é, sim, uma ciência, mas é algo mais…algo que “põe em causa” as teorias, os factos e até mesmo o extremo abstracto.
Ter uma posição filosófica é ficar atento “àquela coisa” ou assunto que nos desperta à atenção, ou seja, observar, depois observar outra vez. Após a observação, devemos questionar-nos sobre o que vimos e de certeza que vão surgir algumas dúvidas. Estas devem ser esclarecidas através da investigação, mas sobretudo, uma investigação feita por nos próprios, sermos nós a descobrirmos a resposta às nossas dúvidas.
Ou, então, se não concordarmos com alguma coisa, dizer que não concordamos e principalmente justificar porque é que não estamos de acordo. Afinal de contas, como dizia Alain, “Pensar é dizer não”.
A Filosofia pode-se tornar num bom vício, porque quanto mais coisas descobrimos mais dúvidas temos, logo temos de investigar mais e nessa investigação vamos aprender muitas coisas e quanto mais aprendemos mais queremos saber. Para mim, isto é a Filosofia.
Inês Salvador, 10ºC
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?