domingo, novembro 25

 
O filósofo
«Um Filósofo é aquele que consegue mostrar aquilo que o Não Filósofo não consegue ver» Ch Perelman
Um filósofo é aquele que vai mais fundo. Um filósofo é aquele que não se satisfaz com os factos, pois para ele os factos são muito pouco, o que verdadeiramente lhe interessa é o sentido, o motivo talvez?
No entanto, para conseguir explicar esta citação, primeiro é preciso saber a definição de um “não filósofo”. Do meu ponto de vista, este é aquele que não questiona. Os factos satisfazem-no; não vai mais fundo, contentam-se com a superfície. Mas o que estes “senhores” não sabem é que existem vários tipos de olhar, e que eles possuem o mais superficial de todos.
Porque será que apenas o filósofo é o único que consegue mostrar aquilo, que os outros (não filósofos) não conseguem ver? Então, a minha resposta é muito simples; porque são estes que ousam pegar na pá e cavar, cada vez mais fundo e mais fundo. E outros, mesmo sem pá, cavam com as mãos em busca de algo.
Que cavar é este perguntam-me vocês, então eu sem metáforas respondo que esse cavar é a busca intensa, rigorosa, crítica, não satisfeita e profunda da verdade.
Quando a “pedra preciosa” aparece nas mãos do filósofo, os outros indignados perguntam:
- Como é possível? Eu também lá estive e não vi isso!
E o filósofo com um olhar e um sorriso triunfante responde:
- Pois, tu só te limitaste a ver a superfície, enquanto eu, meu caro amigo, fui até ao fundo.
Margarida Cartaxo,10ºD
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?