quinta-feira, novembro 29

 
A moeda de ouro
- Quero dizer-vos que encontrei uma moeda de ouro romana que é única, não se conhece mais nenhuma em todo o mundo.
- Isso é verdade professor?, perguntou alguém suspenso entre a possibilidade de ser verdade e as situações que vou criando.
- Qual é o valor desta moeda?, continuei, sem responder à pergunta.
- Incalculável -, foi a resposta que mais sobressaiu. E eu escrevi: "incalculável".
Eles aguardavam, suspensos. Olhei-os de frente.
- Vocês são feitos de um material muito mais precioso que o ouro. E são também peças únicas. Não há, nem nunca houve em quinze mil milhões de anos, nenhuma pessoa igual a vocês. (Via-se que a declaração estava a fazer efeito.) Qual é o valor de cada um de vós?
- Incalculável -, responderam de imediato.
- Não - afirmei, e fiz uma pausa. O silêncio na sala era absoluto. Então escrevi, e depois disse em voz alta:
- Hiper-incalculável.
O silêncio continuava. Como se nunca tivessem reparado nisso. Como se fosse uma verdade surpreendente. E continuei.
- Porque isto é verdade, é necessário reconhecer essa verdade. E cada um de nós reconhecer o seu próprio valor. E reconhecer o valor de cada um dos outros. Cada um de nós é uma peça única de valor incalculável. (Fiz novo silêncio.)
- Por vezes esquecemo-nos disto. Muitas vezes desvalorizamo-nos. Sobretudo porque nos comparamos com outros, que são mais magros ou mais bonitos ou mais inteligentes ou melhores no campo de jogos... E quando nos comparamos com outros naquilo que eles têm de melhor, é claro que somos piores que eles. Mas nisso, apenas nisso em que nos comparamos. (O silêncio continuava.)
- O valor de cada um de nós deve ser visto não por aquilo que não temos ou em que somos mais fracos, mas por aquelas que são as nossas potencialidades, a desenvolver, e as nossas capacidades, já desenvolvidas. aí é que é o nosso espaço de valor e o campo para o nosso investimento. Ainda perguntei se alguém queria fazer algum comentário. Não. Partimos para a matéria do dia.
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?