domingo, novembro 25

 
Filosofando a Filosofia
“Filosofia, s.f. ciência geral dos princípios e das causas; razão, sabedoria”. Sei que uma definição do dicionário tem como objectivo esclarecer uma pessoa, mas neste caso aconteceu-me o oposto, esta definição não me é suficiente nem me satisfaz.
Suspiro impacientemente.
Era suposto aquela definição ser a resposta da pergunta “O que é a Filosofia?”; porém o Professor pediu a nossa, não a da Porto Editora. Portanto cá vai…
Encontro-me concentrada e vou tentar “filosofar” um pouco sobre o que é para mim a filosofia. Pessoalmente era mais fácil dizer o que é um filósofo, mas não pode ser, pois filósofo vem da palavra-mãe Filosofia, e não ao contrário. O que quer dizer que só irei saber o que é um filósofo depois de saber o que é a filosofia.
Penso que, se falar metaforicamente posso chegar mais depressa à minha resposta.
Por vezes, somos induzidos em erro pelo primeiro olhar, o que me leva a reflectir que o segundo traz sempre algo de novo. “Espantosamente” reparo que o terceiro olhar também é diferente do primeiro e do segundo. Esta pequena dissertação sobre “os olhares” diz-me que a perspectiva das coisas muda com a concentração e a disposição pessoal.
Os olhares são sempre novos, senão vejamos: uma cebola. Sim, pois, uma cebola! Não me digam que acham ridículo imaginar uma?! Façam um esforço. Como todos sabemos, uma cebola tem muitas camadas. Então, metaforicamente, até chegarmos à sua essência, temos de passar por essas camadas todas… Ah! Acho que estou lá perto. Pois então a filosofia deve ser o processo de “descobrir” as camadas da cebola até à sua verdadeira essência!
Mas do que estou eu a falar? Se alguém me ouvisse iria julgar-me uma criança! Confundir filosofia com uma cebola…uma cebola !!!
Porém acho que estava a chegar a algum lado, mas alto lá! O professor disse que cada filósofo tinha a sua maneira única de filosofar, ou seja, cada filósofo faz a sua filosofia à sua maneira…Humm, é caso para pensar! Então, se cada filósofo descasca a cebola à sua maneira, como pode ter ele a certeza de que alcançou a verdadeira essência e não mais uma camada?
Vamos lá trocar a dita cebola pela realidade. Assim, para mim, a Filosofia é o estudo dos diferentes pensamentos filosóficos para atingir a verdade conseguindo-a justificar.
O professor tem razão quando diz que a Filosofia é radical, porque se tem de ir até à raiz ou essência. Ou seja, é necessário cavar, descascar, espremer cada vez mais fundo e mais profundamente.
A verdade nunca é vista a olho nu e é por isso que a Filosofia existe.
Margarida Cartaxo Nº 14 10ºD
Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?